quarta-feira, 1 de abril de 2015

[Resenha] Extraordinário - R.J. Palacio




Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palácio
Nº de Páginas: 320 páginas
ISBN: 9788580573015
Ano: 2012
Editora: Intrínseca



“ Todas as pessoas deveriam ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” – Auggie.



  
Sinopse: O livro Extraordinário, conta a história de um garoto chamado August Pullman, de 10 anos, que nasceu com uma “disostose bucomaxilofacial“, causada pela mutação de um autossomo recessivo no gene TCOF1, localizada no cromossomo 5, uma doença genética que afeta principalmente seus rosto. Auggie passou a infância sendo protegido pelos pais e pela irmã mais velha. Estudando apenas em casa, Auggie pela a primeira vez vai para a escola e descobre que a escola pode ser um bicho de sete cabeças, como um cordeiro indo para o abate. Mas com a ajuda de seus novos amigos Summer e Jack, ele aprende como lidar com isso, e a se proteger sozinho. Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Um livro extraordinário.


Resenha...
                                                                         

Um livro muito comovente, e profundamente “extraordinário”. Um livro que realmente surpreende o leitor, e não decepciona suas expectativas. Não sei expressar o que sentir ao terminar o livro, mas me fez chorar, e a mudar meus conceitos, temos que olhar o interior das pessoas, e não apenas o físico. Cada personagem lhe faz ver uma maneira diferente de ver as pessoas. Auggie nós ensina a valorizar a família, os amigos.

O preceito do Sr. Browne de outubro “Seus feitos são seus monumentos”: Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíam para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.  – Auggie – pág 72 

Assim como a vida de Auggie, os preceitos do Sr. Browne também me ajudaram muito a enxergar as coisas com outros olhos, o que eu mais me identifiquei foi o preceito de setembro: “quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.” O amor que a família de Auggie tem por ele, é um amor que todos deveriam ter perante a todos. O amor da Miranda (amiga da Via - irmã do Auggie), por August é lindo, ele não é apenas o irmão de uma amiga, o irmão com uma doença genética de uma amiga, ele é alguém especial, como um irmão, por ser quem ele é por ser ele mesmo.



2 comentários:

  1. Já está na minha wishlist ♥
    Adorei o blog e já estou seguindo :)

    http://feita-deflor.blogspot.com/

    ResponderExcluir